Dê sua opinião sobre nosso atendimento

Parceiros

Prefeitura Municipal de Paraguaçu

Secretaria Municipal de Saúde

 

Dicas para se alimentar melhor

 

     Hábitos alimentares saudáveis devem estar inseridos no cotidiano das pessoas como um momento agradável e de socialização. Deve-se dar preferência a alimentos mais nutritivos, em quantidades suficientes, de maneira a promover saúde e evitar doenças.

   Para promover hábitos mais saudáveis é necessário resgatar os hábitos alimentares regionais, dando prioridade aos alimentos in natura produzidos na região e priorizando os alimentos com maior teor de nutrientes como frutas, verduras, legumes, grãos integrais, leguminosas, sementes e castanhas, carnes magras.

     Para considerar um hábito alimentar saudável é necessário compor suas refeições com os quatro grupos de alimentos básicos: alimentos energéticos para fornecimento constante de energia (pães, arroz, batatas etc.), priorizando os integrais; proteínas que são vitais para o crescimento celular como carnes, leites e derivados magros, leguminosas; gorduras que também são fontes energéticas, dando prioridade às gorduras de boa qualidade como azeites, gordura dos peixes e das castanhas, mas devem ser consumidos com moderação e por último os alimentos reguladores, que favorecem saciedade, fornecem vitaminas, minerais e fibras presentes nas frutas, verduras, legumes, todos trabalhando em conjunto na regulação do organismo.

    Outro alimento indispensável, e que na maioria das vezes nos esquecemos, são os líquidos em especial a água que é fundamental em uma dieta saudável. A água é necessária para manter a pele, os cabelos e os órgãos saudáveis, para produzir enzimas digestivas, transportar os nutrientes e eliminar as toxinas. É essencial para o emagrecimento! São necessários cerca de 8 copos  (35ml de água para cada quilo de peso corporal) de água ao longo do dia, podendo incluir ainda sucos e chás.

    Manter uma alimentação equilibrada, contendo todos os grupos importantes e em quantidades moderadas; comer alimentos variados; manter os horários regulares das refeições no dia a dia, não pular refeições; consumir álcool, açúcares e gorduras moderadamente; manter-se ativo praticando qualquer tipo de atividade física; evitar adição de sal nas saladas; optar por frutas para sobremesas; diminuir o consumo diário de alimentos e temperos industrializados, frituras, alimentos muito doces, sucos artificiais e refrigerantes e acima de tudo, consumir bastante água.

   Todos esses cuidados se tornam o caminho certo para uma alimentação equilibrada e saúde perfeita. Portanto, bom apetite!!!

 

Grasiela Junqueira Silva

Nutricionista RT-FHOP

CRN/9 - 2651