Comissões – Fundação Hospitalar de Paraguaçu

 Com o intuito de atender às necessidades organizacionais da instituição e cumprir o que determina o Ministério da Saúde e a Agência de Vigilância Sanitária, foram implantadas desde 2012 as comissões hospitalares necessárias à fiscalização interna e organizacional do serviço de saúde.

    Atualmente a Fundação conta com sete comissões atuantes que propiciam melhor organização e fiscalização do processo de trabalho. São elas:

  • Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH): Responsável pelo monitoramento dos índices de infecção hospitalar, elaboração de indicadores mensais da instituição, educação continuada com os profissionais, dentre outras atividades correlatas.
  • Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT): Responsável por elaborar a padronização de medicamentos, estabelecer critérios de inclusão e exclusão dos medicamentos utilizados, aprovar a inclusão ou exclusão de medicamentos padronizados por iniciativa própria ou por propostas encaminhadas pelos médicos do corpo clínico, promover ações que estimulem o uso racional de medicamentos, atividades de farmacovigilância, dentre outras atividades correlatas.
  • Comissão de Revisão de Óbitos (CRO): Responsável pela análise dos prontuários de óbitos da FHOP e posterior classificação destes para tomada de providências, quando necessário.
  • Comissão de Revisão de Prontuários (CRP): Responsável pela análise e avaliação dos itens que deverão constar obrigatoriamente nos prontuários de pacientes internados na instituição.
  • Comissão de Ética em Enfermagem (CEE): Responsável pela fiscalização da conduta ética e moral dos profissionais de enfermagem e promoção de processos de educação continuada.
  • Comissão Multidisciplinar de Assistência Hospitalar Humanizada (CMAHH): Instituída como parte das metas qualitativas recentemente pactuadas com o município. É responsável pela elaboração de protocolos de humanização e pela comunicação entre os diversos profissionais que lidam com o atendimento ao paciente.
  • Comitê Hospitalar de Prevenção de Morte Materna, Neonatal e Infantil: Responsável pela investigação de quaisquer óbitos maternos, neonatais ou infantis ocorridos nas dependências do hospital. Propõe melhorias para o atendimento buscando atuar na prevenção de óbitos nos grupos de risco monitorados.

    Todas as comissões possuem composição multidisciplinar, realizam reuniões periódicas com elaboração de atas e colaboram para a melhoria do atendimento prestado ao paciente.