A Instituição – Fundação Hospitalar de Paraguaçu

   Breve História

    Em meados do ano 2000, um grupo de cidadãos de Paraguaçu aliado a profissionais da área médica decidiu assumir o desafio de redirecionar a administração do Hospital e Maternidade São Francisco de Assis, até então a cargo da Associação das Irmãs Missionárias Capuchinhas.

    Foi então criada a Fundação Hospitalar de Paraguaçu (FHOP), com intuito de viabilizar a manutenção do único hospital do município e com o compromisso de se manter os fins filantrópicos e sociais da instituição.

    Várias dificuldades se apresentaram, mas com o empenho e determinação os obstáculos foram ultrapassados e diversas melhorias ocorreram na instituição, como a reforma da lavanderia, farmácia, bloco cirúrgico, central de esterilização, recepção e área externa. Além da recente aquisição de vários equipamentos médicos que modernizaram significativamente o serviço prestado.

    Tais conquistas somente foram possíveis em decorrência do empenho de todos aqueles que, ao longo dos anos, se dedicaram e se dedicam a melhorar a saúde do município.

    Hoje, além de manter o Hospital e Maternidade São Francisco de Assis, onde são realizadas em média 62 internações por mês, a FHOP, em parceria com o Poder Público Municipal, administra também o único Pronto Socorro do município, que atende em média 2.100 pacientes por mês.

Instituidores da Fundação Hospitalar de Paraguaçu

Associação das Irmãs Missionárias Capuchinhas
Dr. Alaim Gomes Pereira
Dr. Jorge Fernando Porto Mejias
Dr. Giovani Taglialegna
Dr. Nelson Rodrigues Prado Junior
Dr. Celso Maia Fiorini
Sra. Gláucia Maria Prado
Sra. Lupércia Aparecida Salles