O novo equipamento de Raio X da Fundação Hospitalar de Paraguaçu entrou em funcionamento hoje (10/11/2014). Com a conclusão das obras para adequação da sala de exames a empresa responsável pelo fornecimento do aparelho esteve na instituição durante a última semana para concluir os trabalhos de instalação e realizar os testes necessários para liberação do equipamento.

O atual aparelho vem substituir o antigo equipamento que contava com quase cinquenta anos de uso e que foi adquirido em situação emergencial para suprir as necessidades da instituição enquanto o processo licitatório tramitava.

A instalação do equipamento representa o fim de um processo que teve início no ano de 2009, quando a instituição conseguiu uma proposta de emenda parlamentar através do então deputado federal Geraldo Thadeu. Em 2010 foi celebrado com o Ministério da Saúde o convênio nº. 749217 que previa a liberação dos recursos para aquisição do equipamento. No entanto somente em 2013 houve o repasse, após a instituição solicitar apoio junto ao gabinete do deputato Geraldo Thadeu.

Com os recursos liberados, foi realizado o processo licitatório e após a conclusão deste a empresa vencedora nos encaminhou o projeto de adequação da parte elétrica da sala de exames para a recepção do novo aparelho. Com a ajuda do Poder Público Municipal foi possível concluir as obras da sala de exames e colocar o novo equipamento em funcionamento.

Atualmente a Fundação Hospitalar de Paraguaçu opera o único aparelho de Raio X do município e realiza em média 560 exames por mês pelo Sistema Único de Saúde, atendendo as demandas do hospital, Pronto Socorro e PSF’s.

 

 

CategoryInformativos

Emergência        (35) 3267-1800